"O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente." (Peter Senge)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Percepção Visual



Para dar continuidade nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. A Percepção interage dentro da Quinta Disciplina, pois como as organizações são lugares onde se aprende os indivíduos com a sua percepção formam grupos onde o ponto de vista de cada um levará a melhor decisão dentro da organização e conseqüentemente os indivíduos como pessoa após essa convivência em grupo ampliaram seus modelos mentais.


Na psicologia percepção é o “processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos oferecidos pelo meio ambiente”. Atualmente, percepção é a primeira exigência da competitividade, tanto que outra definição que encontramos é: “percepção é o pressuposto da adaptação e da inovação”.
Revista Vencer nº43, 01/04/2003 - www.vencer.com.br (23/10/10 - 17h37m)
  
o que as pessoas vêem não é uma simples tradução do estímulo da reina...”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Percep%C3%A7%C3%A3o_visual (21/10/10 - 18h23m)

É a maneira que as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações, pela qual tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta, está relacionada as convicções, pois temos muitas distorções e preconceitos, é uma ferramenta fundamental no relacionamento e interpretação dos sinais internos e externos. Cada pessoa tem uma interpretação própria do que considera ser real e reage de acordo com a sua crença, não necessariamente de acordo com a realidade do ambiente, mas seguindo a forma que selecionou, organizou e interpretou as informações recebidas.
"Trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas no mundo exterior e como agem com base nessas percepções”, (Dubrin, 2003).

Segundo A.Organizacional
A percepção é o processo pelo qual o indivíduo percebe o conjunto de estímulos recebidos através de diferentes sentidos e os interpreta da maneira mais conveniente para adequar ao mundo que o rodeia.
(Adriana Ribeiro, Fábio Alves, Juliana Melo, Mariana Martins e Vanessa Macedo)

Entendemos que Percepção é a identificação do nosso interior com algo vindo do ambiente externo e o quanto maior ela for, maiores serão os nossos resultados, vamos avançar assistindo vídeos que vão contribuir para o nosso entendimento. Começaremos com cenas sobre Aprendizagem Organizacional e elas nos mostrarão o que pode acontecer quando as 5 Disciplnas não estão presentes no cotidiano profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário