"O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente." (Peter Senge)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Liderança, Gestão e Ética

Como dentro de uma organização é fundamental a identidade de cada individuo como pessoa, Liderança, Gestão e Ética, impacta diretamente dentro no ambiente organizacional, pois as três estão ligadas diretamente a percepção de cada indivíduo.
Post baseado no Livro de Mário Sergio Cortella - Qual É a Tua Obra ? - Inquietações Propositivas Sobre Ética , Liderança e Gestão.


Liderança Segundo Cortella
“Liderar é gerir pessoas e, dizem, esta ação fica mais difícil a cada dia, especialmente num mundo que tanto se transforma, onde são ressaltadas as diversas mudanças e a vida parece ser permeada por tragédias. Isso, sem contar a velocidade em que tudo ocorre.
http://www.sincodiv.org.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=443 (21/10/10 - 19h52m)

Segundo A. Organizacional
Ampliando o conceito descrito por Cortella, podemos dizer que mesmo vivendo em um mundo que não parece viável, as pessoas ainda valem a pena. mudar ou direcionar processos visando a melhoria continua destas pessoas, pode sim ainda dar mais satisfação do que o resultado final sozinho. O processo de liderar e gerir pessoas vai muito além das mudanças e tragédias que permeiam o mundo, o processo de aprimoramento continuo não pode ser tratado como dificultoso, ele deve ser responsável pela libertação dos valores do individuo e a constante mudança de seus modelos mentais.
(Adriana Ribeiro, Fábio Alves, Juliana Melo, Mariana Martins e Vanessa Macedo)

“Também costumo enfatizar a idéia de que liderança, tal como você disse, não é um cargo em que o indivíduo desempenhe uma atividade específica. Trata-se, isso sim, de uma atitude, uma função a ser exercida. Logo, não é determinada pela hierarquia em qualquer dimensão”.

Segundo A. Organizacional
A liderança não está enraizada somente no mundo corporativo, desde pequenos nos acostumamos com o conceito de liderança muitas vezes já mobilizando pessoas a um resultado final comum. Segundo Cortella não deve ser caracterizada como uma atividade específica ou um rótulo hierárquico, porém trata-se de uma questão específica onde se mobiliza e incentiva o pensamento sistêmico para a divulgação de um bem  ou um resultado em comum.
(Adriana Ribeiro, Fábio Alves, Juliana Melo, Mariana Martins e Vanessa Macedo)



Gestão Segundo Cortella
Gestão segundo Mario Sergio Cortella afirmou que as empresas só conseguirão gerir se souberem manejar o estoque de conhecimento e não envelhecer, continuar inovando sempre, continuar aprendendo com todos. "Os chineses dizem que 'quando dois homens entram numa estrada, cada um carregando um pão, e se encontrarem e trocarem os pães, cada um vai embora com um pão. Quando dois homens entram numa estrada, cada um carregando uma idéia, e se encontrarem e trocarem as idéias, cada um vai embora com duas', concluiu ele.
http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/noticias/280602- forum_educacao_cortella.shtm (23/10/10 - 11h37m)

Segundo A. Organizacional
Então podemos concluir que para se gerir uma organização podemos avaliar que em primeiro lugar vem o conhecimento, criando assim uma visão compartilhada buscando o conhecimento conjunto a  uma perspectiva para o futuro assim concluindo que uma organização que aprende  enfatiza a solução coletiva dos problemas apresentados.
(Adriana Ribeiro, Fábio Alves, Juliana Melo, Mariana Martins e Vanessa Macedo)



Ética Segundo Cortella 
‘’Pensar nas questões da ética significa recusar a resignação do pensamento – e a resignação é, em grande parte, cumplicidade. Uma frase clássica diz: “Os ausentes nunca têm razão”. E, muitas vezes, nós, homens e mulheres, inclusive os educadores, nos ausentamos da proteção da ética, seja porque nem sempre fazemos o melhor a ser feito, seja porque nem sempre nos preocupamos com a proteção da vida coletiva. A ética é a recusa ao apequenamento da vida, do espírito, dos valores, da dignidade, do falecimento da esperança. Já dizia o educador Paulo Freire que a única briga digna de se brigar na vida é a dignidade coletivo’’.
http://www.sineperio.educacao.ws/etica.pdf (27/10/10 - 18h09m)
 
‘’Ética tem a ver com autenticidade e honestidade. É característica de uma pessoa íntegra, que não tem duas caras – como aqueles que dizem uma coisa e fazem outra. “Que horror essas elites, esses políticos, onde já se viu?!”, exaltam-se muitos. Mas na casa de várias pessoas não se registra a carteira da empregada doméstica – porém, nenhum de nós gostaria de trabalhar sem registro. E todo mundo procura uma desculpa para justificar esses atos. Qual é a diferença, do ponto de vista ético, entre comprar um recibo e colocar uma emenda no orçamento para receber dinheiro de ambulância? Do ponto de vista ético, é a mesma coisa. O ato de furtar independe se é um milhão ou cem reais. A primeira coisa que devemos fazer se quisermos pensar em ética, é sairmos do terreno do cinismo, que todos nós, individualmente, vez por outra, praticamos.’’
http://www.sineperio.educacao.ws/etica.pdf (27/10/10 - 18h12m)

Segundo A. organizacional.
Então concluímos que ética nada mais é que  um conjunto de valores e princípios que acabamos usando para decidirmos algo. Percebemos que ética pode estar relacionada com o domínio pessoal que com a percepção do que o individuo acredita, pode estar relacionado com aprendizado contínuo e sempre ligado com a realidade e a clareza atual. 
(Adriana Ribeiro, Fábio Alves, Juliana Melo, Mariana Martins e Vanessa Macedo)

Agora mais inteirados com os temas apresentados anteriormente, trazemos a entrevista de Cortella no Jô Soares, onde ele fala um pouco do seu livro, uma leitura que recomendamos aos interessados por reflexão sobre valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário